domingo, 11 de novembro de 2012

"E tracei a vida inteira planos tão incríveis..."

Saudades de colocar no título do post um trecho de uma música do Skank. Esse é da música "Pacato Cidadão", direto do túnel do tempo.

Pois cá estou eu projetando. Estou lendo o livro "Projeto Felicidade" e, apesar de só ter lido um capítulo até agora, estou adorando. Desde "Quarto" que eu não agarro em um livro e não quero largar mais.

Alguns trechos (eu estou lendo o livro em inglês, então os trechos são uma tradução livre minha e levemente resumidos):

"Olhei pela janela do ônibus e vi uma mulher tentando equilibrar um guarda-chuva, ler uma mensagem no celular e empurrar um carrinho com um bebê usando uma capa de chuva. Me reconheci naquela visão: Essa sou eu! - eu tenho um carrinho de bebê, um celular, um alarme, um apartamento, uma vizinhança..."

"Eu tinha tudo o que eu queria, mas eu falhava em apreciar o que eu tinha".

"Pesquisas recentes mostram que, em relação ao nível de felicidade de uma pessoa, a genética contribui em 50%; circunstâncias como idade, gênero, etnia, estado civil,renda mensal, ocupação e religião contribuem apenas de 10 a 20% e o restante é produto de como essa pessoa pensa e age."

"A minha definição de 'O que é felicidade' é 'Eu saberei quando eu sentir', e isso já é bom o bastante para o meu propósito".

"A minha amiga perguntou 'Você não vai fazer terapia?' [...] 'Você não quer saber porquê você é do jeito que é e porquê você quer que a sua vida seja diferente?'. Eu pensei nessa questão por um bom tempo e concluí - bem, não, na verdade não. Isso significa que eu sou superficial?"

"'Dormir é o novo sexo', eu recentemente fui a um jantar onde as pessoas descreviam a melhor 'soneca' que já tiveram com riqueza de detalhes..."

"Porquê o ato de 'ir pra cama' parece mais cansativo do que 'ficar acordada'? Inércia, eu presumo. Também tem todo o trabalho de 'pré-cama' como remover as lentes de contato, escovar os dentes e lavar o rosto."

Claro que eu me identifiquei com o livro. Acredito que muitos se identificaram, o livro é um best-seller. O que eu mais me identifiquei é que a autora se dizia feliz quando começou o projeto - e eu também me considero feliz - mas ela queria ser ainda "mais" feliz - e eu também quero.

Lendo o livro me lembrei de várias cenas de filmes-encosto que sempre ficam na minha cabeça referente a este assunto. Algumas delas são:

De "O Guia do Mochileiro das Galáxias"

De "13 Visões"

Ainda não decidi retomar - ou remodelar - o meu "projeto felicidade", mas acho que dá pra colocar em prática algumas dicas do livro.

E você? Qual a sua dica de felicidade que pode ser aplicada no dia-a-dia?

Volto com mais desse assunto em breve,

Frô

Um comentário:

Rogir disse...

" acho que o passado trouxe mais felicidade do que o tempo presente. No passado eu tinha tudo. Juventude, beleza , + disposição, "para algumas coisas", mais saúde e toda uma vida pela frente. O presente é muito limitado e muito mais preocupante e quanto ao futuro...Mas a felicidde sempre existe. Atualmente, felicidade é acordar em paz cada dia e poder rir, brincar, caminhar, comer, sabendo q muitas pessoas não são tão abençoadas. Qto á felicidade total, pura utopia!.